Novidades e Dicas

Se você tem o hábito de roer as unhas, vai parar rapidinho ao saber que…

Se você tem o hábito de roer as unhas, vai parar rapidinho ao saber que…

Se você tem o hábito de roer as unhas, vai parar rapidinho ao saber que…

05/09/16 - Informação

Você tem este hábito? Para você pode parecer algo normal que você faz sem nem perceber. Nem por isso quer dizer que tudo bem continuar com o vício.

Provavelmente, você deve ter começado a roer as unhas quando era mais nova, porque ficava sempre muito ansiosa e nervosa diante de inúmeras situações. Eu realmente te entendo. Mas sabia que essa prática só tem malefícios para sua saúde? Tem pessoas, inclusive, que roem até ela chegar a carne viva, o que claramente não pode significar boa coisa.

Se você não sabia, o ato de roer as unhas pode ser classificado como uma doença, a chamada onicofagia: transtorno obsessivo que pode causar sérios danos a saúde. Mas como? Bem, primeiramente pode acabar completamente com a estética das suas mãos e ninguém quer isso, não é mesmo?

E isso nem é o pior, já que pode também transmitir vários germes e vírus para a boca. É só fazer a conexão: colocando suas unhas dentro da boca você transporta milhares de germes (principalmente na região abaixo da unha). Para piorar, se você é uma daquelas pessoas que tira a pele ao redor delas, retirando inclusive a cutícula, rompendo a camada que envolve o dedo.

Mas o que isso significa? Sem querer te assustar nem nada, mas com isso o risco de proliferação de patógenos, micróbios e vírus aumenta em até 80%, segundo os infectologistas. Bom não é, certo?

Nós sabemos e entendemos que o dia a dia não costuma ser fácil e que roer as unhas para você é como se fosse uma forma de aliviar a tensão, mas pense bem. Essa prática pode lhe causar deformidades físicas e estéticas nas mãos e prejudicar dentes e lábios com desgastes extremos.

Além disso, é bem possível que suas unhas não cresçam mais o que gera uma alteração na anatomia se tornando um traumatismo no leito ungueal. Sem falar nas feridas feias e dolorosas que podem eventualmente causar infecções nas gengivas e na garganta ao entrar em contato com a boca.

Então, agora, para que você pare de uma vez com esse vício insuportável, é importante saber se policiar. Toda vez que perceber que está levando, quase inconscientemente, a mão até a boca pare no meio do caminho e pense duas vezes. Relaxe. Se concentre no que está fazendo e se não estiver fazendo nada, faça alguma coisa. Apenas se distraia.

Outra dica é se ocupar de várias tarefas no dia a dia. Quem sabe uma aula de pilates, de ballet fitness ou mesmo ler um livro? Todas essas coisas podem ser uma ótima forma de esquecer os problemas, a tensão e ansiedade e se concentrar em algo que você realmente curte. Quem sabe até mesmo um especialista, como um psicólogo, não possa te ajudar nisso? Nunca fez mal a ninguém.

Ah, e você também pode procurar o seu dentista para que ele lhe dê um protetor plástico, assim seus dentes parem de se desgastar. Resumindo: procure quaisquer alternativas possíveis, como realmente um especialista, ao invés de tentar remédios caseiros ineficazes.

E aí? Curtiu as dicas? Você tem outra técnica para acabar com o hábito? Conta pra gente.

Fotos e Fonte: Letícia Orlandi/ Esp. EM/ DA Press, Ta certo, Biosom, CuriosidadeTerra, Tumblr.